quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Primeira etapa do Paranaense de Arrancada

Primeira etapa do Paranaense de Arrancada

Foi dado o pontapé inicial do Paranaense de Arrancada, o campeonato vencedor na segunda edição (2010) do prêmio “Melhores do Ano”. A temporada de 2011 começou nos dias 26 e 27 de março no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais (PR), e reuniu 180 carros vindos de diversas regiões do Brasil, divididos em 17 categorias. Como destaque, recordes quebrados e também alguns acidentes, que preocupam pilotos e abrem discussões a respeito de melhorias para a segurança da pista.
O primeiro deles envolveu o veterano piloto Gerson Arruda, da equipe curitibana High Tech, que perdeu o controle de seu lendário Fusca FLT no final dos 402 metros e capotou diversas vezes até chocar-se contra o guard-rail da pista. O carro ficou totalmente destruído. Porém, o piloto fazia correto uso dos equipamentos de segurança e sofreu apenas escoriações leves. Nessa mesma categoria, o piloto Willian Pinheiro, ao acionar o paraquedas, também capotou e arrastou o teto de seu Fusca no chão por diversos metros. Willian nada sofreu e, nos dois acidentes, felizmente os pilotos saíram andando dos carros. Diante dos acontecimentos, muitos competidores reivindicaram a construção de uma mureta de proteção ao final dos 402 metros. Assim como ocorre em outras pistas, essa proteção evita que os carros, ao perderem o controle, sejam alavancados ao encontrarem a grama.
TEMPORAIS
Na categoria DO, o maranhense Arthur Telles, da equipe gaúcha HG Preparação — eleito o melhor piloto de Tração Dianteira Aspirado de 2011 —, começou bem e é promessa para o bicampeonato, mesmo perdendo a disputa direta com o catarinense Evaldo “Marechal” Jr, da Evolution Performance. No melhor dos belos duelos, Marechal virou 12s131 mais 0s062 de reação e ganhou a prova. Arthur, no entanto, levou para São Luis (MA) mais um recorde, com 12s025 e a segunda colocação por conta da reação de 0s290.
Com 32 participantes, a categoria DT-B reuniu o maior número de inscritos na etapa e proporcionou grandes pegas, dominados por pilotos do Paraná. O vencedor foi o curitibano Marcel Luis Ferreira, da equipe Julieta Racing, com 11s482 mais reação de 0s024. O segundo lugar foi para a cidade de São José dos Pinhais (PR), nas mãos de Alan Biachinni Fonseca: ele registrou 11s515 e 0s038 com o Gol da equipe Company Motors. Já a terceira colocação foi para Charles “Pitt” Uscocovich, de Cascavel (PR). O piloto da Stumpf Preparações percorreu os 402 metros em 11s637.
João “Tiozinho” Tasso, da Sapinho Câmbios, fez aniversário no domingo (27) e tratou de providenciar seu próprio presente: faturou o caneco na categoria Força Livre Dianteira com 8s843 mais 0s090 no farol. O segundo colocado, Cacá Daud, foi o mais rápido do final de semana, com 8s737, mas dormiu na largada e deixou a vitória escapar com a reação de 0s265. Já a terceira posição foi de Everson de Camargo, que adquiriu o Gol de Marcelinho Netto (capa da FULLPOWER 106) e entrou na casa dos 8s com 8s987 mais 0s257 no farol e promete aterrorizar a categoria.
Mas, o grande show do final de semana aconteceu na categoria Pro Mod, entre três Chevy: o Camaro do piloto Roderjan Busato, o Malibu do paulista Hiroshi Abe e o Opala V8 do sul-matogrossense Luis Rafael Ribeiro. Roderjan não só ganhou a etapa, como derrubou o recorde da categoria para assustadores 7s478! Hiroshi Abe, da Illicit Customs, ficou com a segunda colocação, mesmo tirando o pé do acelerador perto da metade da pista: marcou 8s202. A terceira colocação foi para Luis Rafael Ribeiro, da Gandolfo Drag Race, com 8s625.
A próxima etapa da Arrancada em Curitiba será realizada nos dias 14 e 15 (sábado e domingo) de maio, sem treinos de sexta-feira. Programe-se e compareça na melhor competição de Arrancada no Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário