quarta-feira, 17 de agosto de 2011

2ª etapa do Paulista – Pira

2ª etapa do Paulista – Pira

Segunda etapa do Paulista de Arrancada em Piracicaba (SP) teve 130 carros e cinco quebras de recordes nos 201 metros
Com o cancelamento da segunda etapa do Paranaense de Arrancada por problemas na pista (de 402 metros) curitibana — a prova seria realizada no mesmo final de semana desta competição do Paulista —, muitos pilotos aproveitaram os 201 metros do ECPA para matar a sede de acelerar seus bólidos. Com isso, fizeram a diferença na segunda etapa do Campeonato Paulista de Arrancada, realizado entre os dias 13 e 15 de maio, em Piracicaba: foram 130 inscritos em 16 categorias e cinco recordes batidos no final de semana. Até alguns dragsters, que há tempos não “davam as caras”, resolveram aparecer para alegrar o público, que agora tem cobertura na arquibancada contra o sol avassalador do interior paulista.
DE CINEMA
A equipe Nytron marcou a estreia do dragster V8 biturbo, pilotado por Luis Aparecido Rodrigues: ele virou 7s090 e promete voltar com força total nos próximos eventos.
Assim como nos melhores filmes, as maiores emoções da prova ficaram para o final… Da reta! Foi um verdadeiro show de manobras, com direito a cavalos de pau, freadas fortes e visitas à caixa de brita. Bem no final da tarde, o piloto Valtinho Costa fez uma puxada no escuro com seu dragtster 6 cilindros, preparado pela Grid Race Team, e bateu o recorde da categoria Dragster Light, com 4s888 a “apenas” 190 km/h: o piloto freou antes dos 201 metros.
No domingo, derrubou o placar com 4s651 a 242 km/h! Nessa puxada, deu um assustador “show de drift”, derrapando ao abrir o paraquedas. “Ao ver as fotos do meu carro atravessado no final da reta logo na primeira bateria do domingo, decidi não arriscar mais e abortei as últimas puxadas. Afinal, já havia garantido a vitória e o recorde”, revelou o piloto.
Mesmo em categorias que não tiveram seus recordes quebrados, os pegas foram recheados de emoção. Na Dianteira Original, por exemplo, o duelo foi entre o vencedor da etapa, Cristiano Frank, da equipe Peninha Street, com 7s748, e Samuel Barbosa dos Santos, da Saúva Preparações, que também andou na casa dos 7 segundos, com 7s937.
Garantia de show de fumaça, a Traseira Original pegou fogo e Diogo Carnicelli de Campos, de São Paulo (SP), faturou mais uma com o Opala aspirado da equipe Nivaldo Motores: foi o único a andar na casa dos 6 segundos, vencendo com 6s991. O segundo colocado foi o também paulista Celso Camargo, da equipe Paranaense Julieta Racing. Camargo, que enfrentou problemas na vedação do cabeçote de seu Chevrolet 6 cilindros, fez o tempo de 7s301. Em terceiro lugar, o paranaense Cristiano Julio, de Imbituva (PR), fez os 201 metros em 7s381 com a Caravan da equipe Los Hermanos.
Sérgio Ortega Giovanoni, da MCR Racing/Turbo Anhanguera, deu o “bote” no farol e marcou a reação de 0s005. Somado aos 8s123 de pista, garantiu a vitória em uma das categorias mais disputadas do final de semana. Em segundo lugar ficou Nelson Martelli, o mais rápido nos 201 metros, com 8s055 — somado aos 0s117 de reação, totalizou 8s172.
Mantendo a tradição, a Dianteira Turbo B foi a categoria que reuniu o maior número de competidores (26) em Piracicaba. E, mais uma vez, o domínio foi dos paranaenses, com Flávio Cazzado, da Teruo Motorsport, em primeiro, seguido pelo piloto e preparador Vilson Ferreira, da equipe Julieta Racing.
Os pilotos da “B” têm uma séria reivindicação em andamento, referente à liberação de pneus importados para a categoria. No box ao lado, você confere os tipos de pneu, as opiniões dos pilotos e a interpretação da CBA em relação ao assunto.
Mesmo em menor número, a Dianteira Turbo A roubou a cena durante todo o final de semana. Afinal, 15 dos 19 inscritos ficaram embolados na casa dos 6 segundos. Além disso, o eterno duelo de cabeçotes foi travado até a última puxada e acabou empatado: um garantiu o recorde, enquanto o outro conquistou a vitória na etapa.
Marcelo “Tuxo” Prezotto e seu 8 válvulas (da Lelo Motorsport) ganharam no tempo de reação, deixando o VW 16V de Edvan Menezes, da equipe Espaço Motor, voltar para casa com o recorde da categoria e o troféu de segundo colocado nas mãos. Os tempos totais desta disputa foram de 6s516 e 6s597, respectivamente.
Juliano Silva, de São José dos Campos (SP), beliscou o recorde da categoria Traseira Turbo a bordo do Opala 6 cilindros — preparado pela equipe Flash, ele cravou 6s369 a 190 km/h!
A terceira etapa do certame está marcada para acontecer entre os dias 8 e 10 de julho.






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