sábado, 27 de agosto de 2011

A arrancada é um tipo de competição esportiva

praticada por veículos automotores na qual automóveis ou motocicletas, originais ou especialmente preparados tentam completar um trajeto reto e nivelado no menor espaço de tempo partindo da imobilidade.

É um tipo de competição muito popular no seu país de origem (EUA), conhecida como Drag Racing onde é regulamentada por organizações como a NHRA e IHRA.


A distância a percorrer mais comum no mundo todo é de um quarto de milha (402,5 metros ou 1319 pés) embora possa também ser praticada no Brasil em trajetos de outras dimensões, como um oitavo 8 de milha, entre 201 e 301 metros.


No Brasil, é muito comum o uso de veículos regulares compostos de motores aspirados ou equipados com turbocompressor, além de veículos da década de 70 equipados com motores de grande deslocamento. Menos utilizados devido ao alto custo de preparação dragsters, Funny Cars e gaiolas são apreciados devido ao grande desempenho e ao show que proporcionam ao público.


Particularmente no Brasil é a categoria automobilística que mais cresce no país.


Atualmente utiliza-se um sistema informatizado para a computação dos tempos de cada categoria, sistema este composto por fotocélulas e um dispositivo de alinhamento e largada chamado de "pinheirinho" ou christmas tree - devido a sua seqüência de lâmpadas coloridas.


Outro fator extremamente importante para o sucesso deste tipo de provas é a segurança. Arrancada, em dia de chuva, nem que seja um mínimo chuvisco, já é motivo para o cancelamento da prova, pois os carros que participam desta modalidade dependem basicamente de tração para se manterem na pista e a chuva reduz drasticamente a aderência.


Ambulância e bombeiros são fatores fundamentais para a prevenção de riscos maiores, bem como uma boa área de escape para proteger tanto o piloto quanto o público que assiste as provas, afinal de contas os carros de categorias maiores estão passando no final do quarto de milha a 400km/h na pista.


A largada numa prova de Arrancada é dividida em três partes: preparação, alinhamento e aceleração. Na etapa chamada de preparação, os pilotos dirigem-se à pista e dois em dois recebem a ordem para o alinhamento que só ocorre com a pista limpa e desobstruída. Isto quer dizer que não há carros parados na área de escape, detritos espalhados pela pista ou líquidos provenientes de quebras. Em seguida há o alinhamento, onde o piloto já no lado da pista em que vai correr efetua o burn out, aquecendo os pneus (para aumentar a aderência) e conseqüentemente aquecendo também a pista. Passada esta etapa os pilotos dirigem-se ao pinheirinho para o alinhamento entre si, com ambos os carros parados lado a lado na linha das fotocélulas de largada. Vem então a arrancada propriamente dita. No pinheirinho é iniciada uma seqüência de 4 lâmpadas coloridas que vão do amarelo ao verde, quando os carros então partem e o cronômetro é acionado e só vai ser parado na passagem do carro pela fotocélula ao final do percurso registrando o tempo e a velocidade final. Caso o piloto movimente seu carro antes de acender a lâmpada verde, a largada é perdida e dada como "queimada". Numa prova deste gênero vale o conhecimento técnico do preparador, um bom ajuste do carro, a coragem do piloto e, as vezes, uma grande resistência física. Os campeonatos estão acontecendo regionalmente com as supervisões das federações de cada estado com a participação em massa de público e pilotos. A participação nestas provas é bem abrangente, já que os regulamentos dispõem de categorias que vão desde as originais até as mais avançadas para protótipos de alta performance.


O Opala é um carro bem sucedido também nas arrancadas, onde cada vez têm-se estabelecidos novos recordes de potência, tanto em preparações aspiradas ou turbo alimentados. Em decorrência deste histórico de vitórias, inúmeras receitas de customização surgiram, pela facilidade dos ajustes, e grande disponibilidade de peças de alta performance para o Opala.



Galeria de fotos e vídeos

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

UNO

Como trata-se de uma peça única, capaz de render como um esportivo, a Fiat diz que  os custos ficam perto de R$ 1 milhão, contabilizados nas horas dos profissionais envolvidos (designers, engenheiros, experimentação, qualidade e modelação) e testes de componentes, adaptações… Segundo Manuel Ferreira, do Centro Estilo Fiat, a matemática toda foi feita em pouco menos de dois meses, depois mais algumas semanas para conseguir o carro que seria vítima e modelação posterior, feita em uma empresa especializada de São Paulo. “Foram pouco mais de quatro meses desde a autorização para fazer o projeto até entregarmos o carro no Anhembi. Ao final do evento, trouxemos o filho para casa e acertamos a parte dinâmica para essa seção de fotos e outras atividades que faremos com ele”, relembra. E o Cabrio está de viagem marcada: em junho, estará no Salão de Buenos Aires, na Argentina.








2ª etapa do Paulista – Pira

2ª etapa do Paulista – Pira

Segunda etapa do Paulista de Arrancada em Piracicaba (SP) teve 130 carros e cinco quebras de recordes nos 201 metros
Com o cancelamento da segunda etapa do Paranaense de Arrancada por problemas na pista (de 402 metros) curitibana — a prova seria realizada no mesmo final de semana desta competição do Paulista —, muitos pilotos aproveitaram os 201 metros do ECPA para matar a sede de acelerar seus bólidos. Com isso, fizeram a diferença na segunda etapa do Campeonato Paulista de Arrancada, realizado entre os dias 13 e 15 de maio, em Piracicaba: foram 130 inscritos em 16 categorias e cinco recordes batidos no final de semana. Até alguns dragsters, que há tempos não “davam as caras”, resolveram aparecer para alegrar o público, que agora tem cobertura na arquibancada contra o sol avassalador do interior paulista.
DE CINEMA
A equipe Nytron marcou a estreia do dragster V8 biturbo, pilotado por Luis Aparecido Rodrigues: ele virou 7s090 e promete voltar com força total nos próximos eventos.
Assim como nos melhores filmes, as maiores emoções da prova ficaram para o final… Da reta! Foi um verdadeiro show de manobras, com direito a cavalos de pau, freadas fortes e visitas à caixa de brita. Bem no final da tarde, o piloto Valtinho Costa fez uma puxada no escuro com seu dragtster 6 cilindros, preparado pela Grid Race Team, e bateu o recorde da categoria Dragster Light, com 4s888 a “apenas” 190 km/h: o piloto freou antes dos 201 metros.
No domingo, derrubou o placar com 4s651 a 242 km/h! Nessa puxada, deu um assustador “show de drift”, derrapando ao abrir o paraquedas. “Ao ver as fotos do meu carro atravessado no final da reta logo na primeira bateria do domingo, decidi não arriscar mais e abortei as últimas puxadas. Afinal, já havia garantido a vitória e o recorde”, revelou o piloto.
Mesmo em categorias que não tiveram seus recordes quebrados, os pegas foram recheados de emoção. Na Dianteira Original, por exemplo, o duelo foi entre o vencedor da etapa, Cristiano Frank, da equipe Peninha Street, com 7s748, e Samuel Barbosa dos Santos, da Saúva Preparações, que também andou na casa dos 7 segundos, com 7s937.
Garantia de show de fumaça, a Traseira Original pegou fogo e Diogo Carnicelli de Campos, de São Paulo (SP), faturou mais uma com o Opala aspirado da equipe Nivaldo Motores: foi o único a andar na casa dos 6 segundos, vencendo com 6s991. O segundo colocado foi o também paulista Celso Camargo, da equipe Paranaense Julieta Racing. Camargo, que enfrentou problemas na vedação do cabeçote de seu Chevrolet 6 cilindros, fez o tempo de 7s301. Em terceiro lugar, o paranaense Cristiano Julio, de Imbituva (PR), fez os 201 metros em 7s381 com a Caravan da equipe Los Hermanos.
Sérgio Ortega Giovanoni, da MCR Racing/Turbo Anhanguera, deu o “bote” no farol e marcou a reação de 0s005. Somado aos 8s123 de pista, garantiu a vitória em uma das categorias mais disputadas do final de semana. Em segundo lugar ficou Nelson Martelli, o mais rápido nos 201 metros, com 8s055 — somado aos 0s117 de reação, totalizou 8s172.
Mantendo a tradição, a Dianteira Turbo B foi a categoria que reuniu o maior número de competidores (26) em Piracicaba. E, mais uma vez, o domínio foi dos paranaenses, com Flávio Cazzado, da Teruo Motorsport, em primeiro, seguido pelo piloto e preparador Vilson Ferreira, da equipe Julieta Racing.
Os pilotos da “B” têm uma séria reivindicação em andamento, referente à liberação de pneus importados para a categoria. No box ao lado, você confere os tipos de pneu, as opiniões dos pilotos e a interpretação da CBA em relação ao assunto.
Mesmo em menor número, a Dianteira Turbo A roubou a cena durante todo o final de semana. Afinal, 15 dos 19 inscritos ficaram embolados na casa dos 6 segundos. Além disso, o eterno duelo de cabeçotes foi travado até a última puxada e acabou empatado: um garantiu o recorde, enquanto o outro conquistou a vitória na etapa.
Marcelo “Tuxo” Prezotto e seu 8 válvulas (da Lelo Motorsport) ganharam no tempo de reação, deixando o VW 16V de Edvan Menezes, da equipe Espaço Motor, voltar para casa com o recorde da categoria e o troféu de segundo colocado nas mãos. Os tempos totais desta disputa foram de 6s516 e 6s597, respectivamente.
Juliano Silva, de São José dos Campos (SP), beliscou o recorde da categoria Traseira Turbo a bordo do Opala 6 cilindros — preparado pela equipe Flash, ele cravou 6s369 a 190 km/h!
A terceira etapa do certame está marcada para acontecer entre os dias 8 e 10 de julho.






Primeira etapa do Paranaense de Arrancada

Primeira etapa do Paranaense de Arrancada

Foi dado o pontapé inicial do Paranaense de Arrancada, o campeonato vencedor na segunda edição (2010) do prêmio “Melhores do Ano”. A temporada de 2011 começou nos dias 26 e 27 de março no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais (PR), e reuniu 180 carros vindos de diversas regiões do Brasil, divididos em 17 categorias. Como destaque, recordes quebrados e também alguns acidentes, que preocupam pilotos e abrem discussões a respeito de melhorias para a segurança da pista.
O primeiro deles envolveu o veterano piloto Gerson Arruda, da equipe curitibana High Tech, que perdeu o controle de seu lendário Fusca FLT no final dos 402 metros e capotou diversas vezes até chocar-se contra o guard-rail da pista. O carro ficou totalmente destruído. Porém, o piloto fazia correto uso dos equipamentos de segurança e sofreu apenas escoriações leves. Nessa mesma categoria, o piloto Willian Pinheiro, ao acionar o paraquedas, também capotou e arrastou o teto de seu Fusca no chão por diversos metros. Willian nada sofreu e, nos dois acidentes, felizmente os pilotos saíram andando dos carros. Diante dos acontecimentos, muitos competidores reivindicaram a construção de uma mureta de proteção ao final dos 402 metros. Assim como ocorre em outras pistas, essa proteção evita que os carros, ao perderem o controle, sejam alavancados ao encontrarem a grama.
TEMPORAIS
Na categoria DO, o maranhense Arthur Telles, da equipe gaúcha HG Preparação — eleito o melhor piloto de Tração Dianteira Aspirado de 2011 —, começou bem e é promessa para o bicampeonato, mesmo perdendo a disputa direta com o catarinense Evaldo “Marechal” Jr, da Evolution Performance. No melhor dos belos duelos, Marechal virou 12s131 mais 0s062 de reação e ganhou a prova. Arthur, no entanto, levou para São Luis (MA) mais um recorde, com 12s025 e a segunda colocação por conta da reação de 0s290.
Com 32 participantes, a categoria DT-B reuniu o maior número de inscritos na etapa e proporcionou grandes pegas, dominados por pilotos do Paraná. O vencedor foi o curitibano Marcel Luis Ferreira, da equipe Julieta Racing, com 11s482 mais reação de 0s024. O segundo lugar foi para a cidade de São José dos Pinhais (PR), nas mãos de Alan Biachinni Fonseca: ele registrou 11s515 e 0s038 com o Gol da equipe Company Motors. Já a terceira colocação foi para Charles “Pitt” Uscocovich, de Cascavel (PR). O piloto da Stumpf Preparações percorreu os 402 metros em 11s637.
João “Tiozinho” Tasso, da Sapinho Câmbios, fez aniversário no domingo (27) e tratou de providenciar seu próprio presente: faturou o caneco na categoria Força Livre Dianteira com 8s843 mais 0s090 no farol. O segundo colocado, Cacá Daud, foi o mais rápido do final de semana, com 8s737, mas dormiu na largada e deixou a vitória escapar com a reação de 0s265. Já a terceira posição foi de Everson de Camargo, que adquiriu o Gol de Marcelinho Netto (capa da FULLPOWER 106) e entrou na casa dos 8s com 8s987 mais 0s257 no farol e promete aterrorizar a categoria.
Mas, o grande show do final de semana aconteceu na categoria Pro Mod, entre três Chevy: o Camaro do piloto Roderjan Busato, o Malibu do paulista Hiroshi Abe e o Opala V8 do sul-matogrossense Luis Rafael Ribeiro. Roderjan não só ganhou a etapa, como derrubou o recorde da categoria para assustadores 7s478! Hiroshi Abe, da Illicit Customs, ficou com a segunda colocação, mesmo tirando o pé do acelerador perto da metade da pista: marcou 8s202. A terceira colocação foi para Luis Rafael Ribeiro, da Gandolfo Drag Race, com 8s625.
A próxima etapa da Arrancada em Curitiba será realizada nos dias 14 e 15 (sábado e domingo) de maio, sem treinos de sexta-feira. Programe-se e compareça na melhor competição de Arrancada no Brasil!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

PREPARAÇÃO PARA MOTOR AP DE RUA

A instalação de turbo é proibida?

A lei proíbe a instalação de equipamentos e acessórios que alterem as características técnicas do veiculo, e o turbo, desde que utilize o combustível original e atenda às Leis de Emissões de Poluentes e de segurança, pode ser legalizado junto ao DETRAN, para tanto é necessário as Notas Fiscais de Instalação e do Kit Turbo.



Festival de arrancada em Curitiba

terça-feira, 9 de agosto de 2011

CARROS REBAIXADOS

CALENDARIO 2011






Calendário Geral de Arrancadas e Eventos de 2011
Organizadores e Promotores de Provas: Mande a datas e local do seu campeonato. .















































































Dias Local Etapa Evento Metragem
Abril
02 e 03 Piracicaba (SP) OPPAR 01ª Prova de Arrancada de Rua 201 Metros
02 e 03 Guaporé (RS) 02ª Campeonato Brasileiro de Arrancada 201 Metros
08 a 10 Brasilia (DF) 01ª Campeonato Brasiliense de Arrancada 402 Metros
09 e 10 Amazonas Motorpark 01ª Campeonato Amazonense de Arrancada 402 Metros
09 e 10 Ourinhos (SP) 01ª Copa Ourinhos de Arrancada 201 Metros
09 e 10 Londrina (PR) 01ª Campeonato Paranaense de Arrancada 201 Metros
15 a 17 Goiânia (GO) 01ª Campeonato Centro-Oeste de Arrancada 402 Metros
15 a 17 Velopark (RS) 01ª Campeonato Brasileiro de Arrancada 402 Metros
16 Interlagos (SP) 03ª Racha em Interlagos  
30 e 01 Saltinho (SP) 02ª Campeonato RPM Arrancada 201 Metros
Maio
13 a 15 ECPA - Piracicaba (SP) 02ª Campeonato ECPA de Arrancada 201 Metros
14 e 15 Autódromo de Curitiba 02ª Campeonato Paranaense de Arrancada 402 Metros
21 e 22 Maringá (PR) 01ª Campeonato Metropolitano de Arrancada 201 Metros
27 a 29 Brasilia (DF) 02ª Campeonato Brasileiro de Arrancada 402 Metros
27 a 29 Brasilia (DF) 02ª Campeonato Brasiliense de Arrancada 402 Metros
28 Interlagos (SP) 04ª Racha em Interlagos  
Junho
04 e 05 A definir (PR) 03ª Campeonato Brasileiro de Arrancada 201 Metros
04 e 05 Amazonas Motorpark 02ª Campeonato Amazonense de Arrancada 402 Metros
11 e 12 Saltinho (SP) 03ª Campeonato RPM Arrancada 201 Metros
11 e 12 Autódromo de Curitiba 03ª Campeonato Paranaense de Arrancada 402 Metros
17 a 19 Goiânia (GO) 02ª Campeonato Centro-Oeste de Arrancada 402 Metros
19 Ilha Race (MA) 01ª Campeonato Maranhense de Arrancada 300 Metros
25 e 26 Speed Park Franca (SP) 03ª Arrancada Franca 201 Metros
Julho
08 a 10 ECPA (SP) 04ª Campeonato Brasileiro de Arrancada 201 Metros
08 a 10 ECPA - Piracicaba (SP) 03ª Campeonato ECPA de Arrancada 201 Metros
09 e 10 Maringá (PR) 02ª Campeonato Paranaense de Arrancada 201 Metros
09 e 10 Maringá (PR) 02ª Campeonato Metropolitano de Arrancada 201 Metros
16 Interlagos (SP) 05ª Racha em Interlagos  
18 e 19 Londrina (PR) 01ª Copa Norte e Noroeste do Paraná 201 Metros
23 e 24 Ourinhos (SP) 02ª Copa Ourinhos de Arrancada 201 Metros
23 e 24 Amazonas Motorpark 03ª Campeonato Amazonense de Arrancada 402 Metros
29 a 31 Brasilia (DF) 03ª Campeonato Brasiliense de Arrancada 402 Metros
Agosto
06 e 07 Speed Park Franca (SP) 04ª Arrancada Franca 201 Metros
7 Ilha Race (MA) 02ª Campeonato Maranhense de Arrancada 300 Metros
05 a 07 Curitiba (PR) 03ª Campeonato Brasileiro de Arrancada 402 Metros
06 a 07 Autódromo de Curitiba 04ª Campeonato Paranaense de Arrancada 402 Metros
20 Interlagos (SP) 06ª Racha em Interlagos  
19 a 21 Goiânia (GO) 03ª Campeonato Centro-Oeste de Arrancada 402 Metros
20 e 21 Saltinho (SP) 04ª Campeonato RPM Arrancada 201 Metros
20 e 21 Amazonas Motorpark 04ª Campeonato Amazonense de Arrancada 402 Metros
20 e 21 Londrina (PR) 02ª Copa Norte e Noroeste do Paraná 201 Metros
27 e 28 A definir 05ª Campeonato Brasileiro de Arrancada 201 Metros
Setembro
03 e 04 Ourinhos (SP) 03ª Copa Ourinhos de Arrancada 201 Metros
09 a 11 São Paulo 04ª Campeonato Brasileiro de Arrancada 402 Metros
09 a 11 ECPA - Piracicaba (SP) 04ª Campeonato ECPA de Arrancada 201 Metros
17 Interlagos (SP) 07ª Racha em Interlagos  
17 e 18 Amazonas Motorpark 05ª Campeonato Amazonense de Arrancada 402 Metros
17 e 18 Maringá (PR) 03ª Copa Norte e Noroeste do Paraná 201 Metros
17 e 18 Maringá (PR) 03ª Campeonato Metropolitano de Arrancada 201 Metros
25 Ilha Race (MA) 03ª Campeonato Maranhense de Arrancada 300 Metros
Outubro
01 e 02 Brasilia (DF) 04ª Campeonato Brasiliense de Arrancada 402 Metros
01 e 02 Cascavel (PR) 03ª Campeonato Paranaense de Arrancada 201 Metros
07 a 09 Goiânia (GO) 04ª Campeonato Centro-Oeste de Arrancada 402 Metros
08 e 09 Speed Park Franca (SP) 05ª Arrancada Franca 201 Metros
08 e 09 Ourinhos (SP) 04ª Copa Ourinhos de Arrancada (A Confirmar) 201 Metros
08 e 09 Saltinho (SP) 05ª Campeonato RPM Arrancada 201 Metros
08 e 09 Autódromo de Curitiba 05ª Campeonato Paranaense de Arrancada 402 Metros
14 a 16 Velopark (RS) 05ª Campeonato Brasileiro de Arrancada 402 Metros
Novembro
6 Ilha Race (MA) 04ª Campeonato Maranhense de Arrancada 300 Metros
05 e 06 A definir 06ª Campeonato Brasileiro de Arrancada 201 Metros
05 e 06 Amazonas Motorpark 06ª Campeonato Amazonense de Arrancada 402 Metros
11 a 13 São Paulo 06ª Campeonato Brasileiro de Arrancada 402 Metros
11 a 13 ECPA - Piracicaba (SP) 05ª Campeonato ECPA de Arrancada 201 Metros
12 e 13 Maringá (PR) 04ª Copa Norte e Noroeste do Paraná 201 Metros
12 e 13 Maringá (PR) 04ª Campeonato Metropolitano de Arrancada 201 Metros
25 a 27 Goiânia (GO) 05ª Campeonato Centro-Oeste de Arrancada 402 Metros
26 e 27 Saltinho (SP) Final Campeonato RPM Arrancada 201 Metros
Dezembro
17 Interlagos (SP) 08ª Racha em Interlagos