
Em seu caso específico, Leonardo, podemos estimar que melhora a aceleração inicial com pneus de 185 mm, mas o maior atrito em alta velocidade pode anular o ganho em motricidade (capacidade de transferir potência para o solo), como pondera o Eduardo. Assim, de 100 a 140 km/h o Gol poderia ficar até mais lento, no que influi também a pior aerodinâmica obtida com pneus mais largos. A título de exemplo, o coeficiente (Cx) de 0,27 do BMW Série 5 só se aplica à versão 520i, dotada de pneus mais estreitos que o restante da linha.
Quanto à aceleração lateral, o benefício dos pneus mais largos varia de modelo para modelo de automóvel, já que depende -- entre outros fatores -- de quanto da banda de rodagem a suspensão consegue manter colada ao solo em situações críticas. Numa média, pode-se estimar um ganho da ordem de 5% a 7% em g (fator que compara a aceleração lateral obtida à da gravidade) passando de pneus 155/80 R 13 para 185/60 R 14 no Gol, seja qual for a marca utilizada.
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