terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Pneu mais largo: melhor na arrancada pior na velocidade

Sempre deve haver compatibilidade entre potência e largura dos pneus. Um modelo de baixa potência não arrancaria bem com um pneu tão largo como o de um Fórmula-1 e vice-versa. Até 20% a mais de largura, a aceleração de 0 a 100 km/h não deveria ser afetada no caso de um motor pequeno. Motores com maior cilindrada e sobra de potência podem até melhorar de 0 a 100 com pneus mais largos, especialmente porque diminuiria a patinagem inicial. Mas também há limites -- inclusive de legislação, porque os pneus não podem ultrapassar a linha dos pára-lamas.
Pneus mais largos podem melhorar a arrancada, mas representar atrito e pior aerodinâmica em velocidade

Em seu caso específico, Leonardo, podemos estimar que melhora a aceleração inicial com pneus de 185 mm, mas o maior atrito em alta velocidade pode anular o ganho em motricidade (capacidade de transferir potência para o solo), como pondera o Eduardo. Assim, de 100 a 140 km/h o Gol poderia ficar até mais lento, no que influi também a pior aerodinâmica obtida com pneus mais largos. A título de exemplo, o coeficiente (Cx) de 0,27 do BMW Série 5 só se aplica à versão 520i, dotada de pneus mais estreitos que o restante da linha.

Quanto à aceleração lateral, o benefício dos pneus mais largos varia de modelo para modelo de automóvel, já que depende -- entre outros fatores -- de quanto da banda de rodagem a suspensão consegue manter colada ao solo em situações críticas. Numa média, pode-se estimar um ganho da ordem de 5% a 7% em g (fator que compara a aceleração lateral obtida à da gravidade) passando de pneus 155/80 R 13 para 185/60 R 14 no Gol, seja qual for a marca utilizada.

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